quinta-feira, 22 de março de 2012

Campo de Higgs e energia de ponto zero


Questionamento sobre campo de Higgs massa e energia de ponto zero ou energia de fundo na comunidade professores de física do orkut por Daniel Falcão:


Questionamento feito na comunidade professores de física do orkut:
Então você está afirmando que a energia de fundo desde que passou a existir está decaindo? Se esse campo é perturbado por toda energia eletromagnética em um determinado ponto, não será esta perturbação a que mantém temporariamente o próprio campo de radiação de fundo? Que correlação há entre o campo de Higgs e a energia de fundo, se nem sequer há realmente provas de que o campo de Higgs exista, existindo apenas em expressões matemáticas? Você também está afirmando que a massa é uma consequência mediante a interação de determinadas partículas com o campo de radiação de fundo? E quanto a expansão, existe de fato ou é apenas em função do observador e do referencial?

Resposta: Sabemos que no nosso universo SEMPRE ocorre a homogenização da energia de um sistema com maior energia e o meio circundante. Assim, se você põe café quente em um copo com o passar do tempo teremos a temperatura do café na mesma temperatura do meio ambiente (ar). A energia de ponto zero é a energia que vamos encontrar em quase todos os pontos do universo. Apenas onde existem aglomerados de matéria ocorrem "pontos" de perturbação desse mar de energia. Nosso universo, como sabemos, está em expansão e, portanto, com o passar dos tempos ainda teremos o decaimento da energia de ponto zero. O fim da história ainda não sabemos bem qual será. Ou teremos um universo totalmente homogêneo, ou em algum momento haverá uma recombinação de toda a energia existente via um buracão negro e teremos um universo cíclico. Isso nós não temos ainda condições de responder com certeza. Como existe sempre a questão da probabilidade de ocorrer tais eventos então acho que isso fica só para a imaginação dos futuristas.
A perturbação, isso é, as variações de fluxo em determinado ponto do espaço não alteram a distribuição homogênea da energia, pois a tendência é sempre retornar a uma distribuição uniforme.
Com relação a massa ser a expressão do arraste das partículas no campo de Higgs, isso precisamos  esperar para concluir se essa hipótese está correta.
O universo, com certeza, está  expansão desde que foi criado e continua esse processo atualmente. Isso não quer dizer que esse processo não se estanque e sofra em um determinado momento uma reversão.

O que é o Boson de Higgs e o seu campo. Veja nesse vídeo:Campo de Higgs e Boson de Higgs

Este vídeo é muito interessante:Qual é a energia = massa do Boson de Higgs?

 Veja em também higgs particle

Para compreender melhor sobre o campo de Higgs veja em:

Uma proposta de correlação entre o campo de Higgs e a energia de ponto zero ou ZPE zero point energy você pode encontrar em:ZERO POINT ENERGY

Outro artigo interessante sobre a energia de ponto zero você pode encontrar em:Energia de ponto zero ZPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário