terça-feira, 20 de novembro de 2018

ENEM 2018 ELETRODINÂMICA


A tecnologia de comunicação da etiqueta RFID  (chamada de etiqueta inteligente) é usada há anos para rastrear gado, vagões de trem, bagagem aérea e carros nos pedágios. Um modelo mais barato dessas etiquetas pode funcionar sem baterias e é constituído por três componentes: um microprocessador de silício; uma bobina de metal, feita de cobre ou de alumínio, que é enrolada em um padrão circular ; e em um encapsulador que é um material de vidro ou polímero envolvendo o microprocessador e a bobina. Na presença de um campo de radiofrequência gerado pelo leitor, a etiqueta transmite sinais. A distância de leitura é determinada pelo tamanho da bobina e pela potência da onda de rádio emitida pelo leitor.

A etiqueta funciona sem pilhas porque o campo
A) elétrico da onda de rádio agita elétrons da bobina.
B) elétrico da onda de rádio cria uma tensão na bobina
C) magnético da onda de rádio induz corrente na bobina.
D) magnético da onda de rádio aquece os fios da bobina
E) magnético da onda de rádio diminui a ressonância no
interior da bobina.

Resposta: A onda eletromagnética é uma perturbação que se propaga pelo espaço onde a variação do campo elétrico no espaço e no tempo gera uma reação que é o campo magnético variável. Veja no link abaixo sobre a propagação de ondas eletromagnéticas:.
 Propagação de ondas eletromagnéticas

Bem então a onda eletromagnética interage com a bobina pelo processo de indução eletromagnética que é explicado pelo link abaixo:

Movimente o imã em direção a bobina com o mouse e você verificará que uma corrente elétrica vai aparecer na bobina. Isso é constatado pelo fato que a lâmpada vai dar uma piscada a cada vez que o imã  se movimenta no interior da bobina. Você pode adicionar outra bobina ou inverter a polaridade do imã e verá que a corrente moda sua direção. Isso é verificado pelo galvanômetro que podemos ver como funciona pelo link: Galvanômetro  
simular  


Indução eletromagnética



Assim, a onda eletromagnética contém um campo elétrico variável e um campo magnético variável como se fosse a ação e reação na mecânica newtoniana. Sendo o campo magnético variável no tempo e no espaço o efeito de interação sobre a bobina é o mesmo que se estivéssemos inserindo e retirando um imã no interior de uma bobina o que provoca a corrente na bobina, portanto, a resposta desta questão é a letra C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário